;

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Estudo do Mês de Junho



Os Imutáveis de Deus

SALMO 139:7-18; JEREMIAS 29:11

Quantos de vocês, se pudesse gostaria de mudar alguma coisa do seu ser?

Imagine que você está a frente de um espelho, que mudanças realizaria?

Existem muitas coisas com as quais você não estar conformado, desejando ter tal ou qual talento, característica, ser mais calado, mais simpático, dançar melhor…

As vezes pensa de você como ‘tão sem graça’ ou ‘se eu fosse assim ou assado’. Enfim coisas que quer mudar na sua vida.

Leia SL. 139:14b.

Deus nos criou, nos formou, tem planos para nossa vida.

1. OS PAIS: Ex. 20:12, Ef. 6:1-3.

Eles são um presente de Deus para proteger, ensinar, provar. Talvez seus pais não tem feito isso ou não tem cumprido como você gostaria, você não pode mudar os seus pais, mas pode mudar a sua atitude para com eles.

2. TEMPO NA HISTÓRIA: Est. 4:14.

Cada época tem suas oportunidades únicas, tua vida tem planos para este tempo (Sl. 139:6-8). Talvez não és muito bom em algumas coisas, o certo é que estás aqui não podes mudar. Há oportunidades únicas na tua vida e o melhor é aproveitar e não ficar no passado ou sonhar com o futuro. CARPE DIEM, refrão latim que diz aproveita teu tempo, é teu.

3. TRASFUNDO RACIAL: FI. 3:5.

Paulo aceitou sua raça não com orgulho nem com desprezo. Quantas vezes tem te sentido inferior por ser negro ou japonês? Ou tens te sentido superior aos outros. Deus criou as raças diferentes umas das outras, não melhor, nem pior, só diferentes.

4. HERANÇA NACIONAL: Ex. 20:6; Sl. 87: 4-6.

A herança de milhares de gerações são tuas (Sl.47:4). Deus escolheu uma herança nacional para ti, porque te ama. Não é feio falar o sotaque paraibano, pois ser nordestino é a melhor coisa que te ocorreu e você não pode mudar (Sl. 139:14b).

5. GÊNERO: Gn. 1: 27

Deus escolheu fazer você homem ou mulher. Deus decidiu o teu sexo. Talvez você gostaria de ser homem porque acha que é mais fácil, ou mulher porque é mais delicada, porém Deus te fez desta forma e deves aceitar somente o sexo que Ele te deu.

6. ORDEM DE NASCIMENTO: 1 Sm. 16:6-13.

Deus não concede posição melhor a esta família ou aquela. Talvez tu dizes ser o menor, e não terá responsabilidade ou se for o maior mandaria nos teus irmãos. Talvez se fosse o primeiro ou último meu pai terá preferência. Porém você não pode mudar tua posição na família. Mas diante de Deus você é igual e é filho também, Deus vê o teu coração.

7. IRMÃO: SI. 133:1; 1 Jo. 3:11-15.

Deus nos deu irmãos e irmãs como uma benção. Você escolhe amá-los, conhecê-los, ou rejeitá-los. Talvez você se sente triste por não ter irmão e não sabe o que é ter irmãos. Talvez gostaria que fosse filho único ou tivesse poucos irmãos para desfrutar das coisas e muito mais, porém isto não podes mudar, a decisão não é tua (Sl. 139: 14b).

8. IDADE: Sl. 90:12, Fp. 1:21.

Talvez você quer que sua adolescência passe logo para poder esquecê-la, ou te dói aceitar que cresceu e ver a realidade como ela é e não podes mudar. Você é o que é hoje e Deus está contigo cada dia.

9. ASPECTOS/TRAÇOS FÍSICOS: Sl. 139: 13 -115.

A sociedade tem um valor de beleza e é muito dificil para alguém ficar indiferente ao juízo feito a nossa aparência.

Dons e Capacidades:

Importante observar que a medida que crescemos vemos outros com dons e talentos que gostariamos de ter, porém corre o perigo da comparação, inferioridade e uma necessidade de amor.

Como essas coisas são imutáveis, e quando não vemos como Deus vê as coisas, isto de forma muito íntima nos fere provocando um vai e vem de ira e dor.

IDÉIAS PARA APLICAR

Orgulho: Pensar que uma dessas caracteristicas te fazem melhor que a demais.

Inferioridade: Sentinho vergonha escondito, querendo ocultar a realidade, rejeitando estas coisas, vivendo para ‘demonstrar’, vergonha dos pais, motivados toda a vida para ser diferentes deles.

Resposta correta: Aceitar com admiração e gratidão quem você é (SI. 139: 14), as realizações de tua vida, sobre o que não podes mudar. Não há razão para estar orgulhoso ou envergonhado da tua vida. Buscar a Deus sobre uma luz de peculiaridade na tua vida.

Mas não se deixe enganar, as emoções têm o mesmo parentesco e causam o mesmo impacto: o mantêm afastado de seu Pai.

O orgulho diz: Você é muito bom para Ele.

A vergonha diz: Você é muito mau para Ele.

O orgulho o afasta.

A vergonha o mantém afastado.

Se o orgulho estiver presente antes de uma queda, a vergonha é o que vai impedi-lo de se levantar depois.



Um comentário:

Felipe M.Nascimento disse...

Paz em Cristo jesus eu gostei muito do teu Blog é mo benção... ((Veja))www.blog-vidaprofetica.blogspot.com deixe um comentaria blz até logo valeuuuuu...

Semearte Ore por esse ministério!